A cidade

SaquaremaSaquarema é, ainda, um tranquilo município do estado do Rio de Janeiro situado na região litorânea, distante cerca de 110 km da capital. Possui belas praias (Barra Nova 4 km, Boqueirão 3 km, Itaúna (onde se situa a pousada), Jaconé 8 km, Vilatur 5 km e Vila – Centro) com condições favoráveis à prática do surfe. Uma das mais famosas é a Praia de Itaúna, onde se situa a pousada. Cidade predominantemente turística é conhecida também como “a capital nacional do surfe”. Além dos campeonatos de surfe nacionais e internacionais, as festas religiosas constituem um importante atrativo para o turismo local. As principais atrações turísticas da cidade são as praias, as lagoas, cachoeiras e cascatas, serras, o Sambaqui da Beirada (sítio arqueológico de 4500 anos 10 km), a Igreja Matriz N. S. de Nazareth (Centro), o Templo do Rock (museu-residência do roqueiro Serguei – Centro) e a rampa de voo livre 15 km. Saquarema é conhecida também por abrigar a sede do Voleibol Brasileiro, detentor de várias medalhas olímpicas. A sede pode ser visitada, desde que efetuado agendamento.

A lagoa de Saquarema tem intensa atividade de pesca e é propícia para a prática de stand up paddle, canoagem e outros esportes aquáticos. A região se mostra ideal para a prática de mountain bike e motocross, além de asa delta e Parapente (estes dois últimos no distrito de Sampaio Correia 20 km). No futebol possui um pequeno estádio e é sede do Boa Vista FC, clube que disputa a primeira divisão do futebol carioca. 

A bucólica Vila de Saquarema é acessada pela ponte sobre a Lagoa de Saquarema. Na Praça do Canhão há restaurantes, feira de artesanatos, calçadão, ciclovia, artesanatos e a imponente Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, construída no alto do morro da Vila em 1630, cartão postal da cidade.